quarta-feira, 9 de junho de 2010

Hashis, também para decorar


Bilhões e bilhões de Hashis (os pauzinhos utilizados para o consumo de comida japonesa e chinesa) são utilizados e descartados no mundo, e estima-se que  25 milhões de árvores de bambu são utilizadas para a sua fabricação.
Bryan Parks, americano que viveu durante muitos anos na China, percebeu o problema e enxergou uma oportunidade: por que não transforma-los em peças de decoração?

Investindo em pesquisa ele desenvolveu um processo de higienização dos hashis e criou o design dos produtos utilizando o material. Foi ai que nasceu a Kwytza Kraft.
A empresa produz luminárias, fruteiras e até bolsas, obtendo um resultado super interessante e sustentável. Você pode conhecer e comprar as peças através do site da própria Kwytza Kraft ou da loja Vivavi.





Já em uma versão mais caseira e experimental o designer Joseph Palmer’s criou o chinelo feito com hashis. Com os pauzinhos ele fez a base, com camurça de um antigo quadro de avisos a sola, as tiras vieram de uma mala antiga e toda a costura foi feita com fio dental, curioso não?
O  bacana destes produtos e experimentos é demonstrar que com criatividade é possível reaproveitar qualquer tipo de material e trazer a tona o nosso péssimo hábito de utilizar produtos que só nos servirão uma vez e serão descartados no meio ambiente.

Fonte:  Bog Coletivo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário