sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pocket Parks


Copenhague quer se tornar a cidade com o melhor ambiente urbano do mundo até 2015. Entre os projetos em curso está a multiplicação dos chamados parques de bolso, com até 5 mil metros quadrados, menores do que um campo de futebol. Por definição, três das suas laterais devem fazer fronteira com algum elemento da cidade, como, por exemplo, a parede de um prédio. A ideia é que eles estejam muito próximos de onde as pessoas trabalham e moram.

"Um parque de bolso (...) tipicamente é criado em terrenos urbanos vazios ou irregulares. Suas funções incluem espaço para relaxar, encontrar amigos, aproveitar o intervalo de almoço, ler ou brincar. Com frequência, ficam em torno de monumentos, marcos históricos ou projetos de arte."

Um dos objetivos é fazer com que as pessoas tenham menos necessidade de pegar um carro e dirigir para fora da cidade até alcançar uma área verde. Dessa maneira, reduz-se o trânsito e a frequência dos parques naturais, o que permite que parcelas maiores dos mesmos possam ser mantidas intocadas.

Veja aqui o artigo completo, em inglês.

Fonte: Blog O Eco

Nenhum comentário:

Postar um comentário