Apresentamos aqui algumas dicas vindas do blog Coletivo Verde, que foram testadas e aprovadas por eles como método sustentável eficaz ou que deram retorno positivo.
Dica 1: Ecofonte
Uma agência de comunicação da Holanda, a SPRANQ, desenvolveu essa fonte e a batizou de Ecofont, para as pessoas que gastam muita tinta desnecessariamente ao imprimir documentos diversos. Assim, resolveram pesquisar uma maneira de fazer com que gastassem menos tinta durante a impressão. No final do projeto, a SPRANQ chegou a um resultado capaz de economizar até 25% de tinta a cada impressão.
Sabendo que a tinta é uma substância altamente poluente e que também é uma das mais caras no mundo, essa economia representa uma poupança substancial. A Ecofont funciona simplesmente fazendo buracos nas letras que escreveu e esse simples detalhe já faz toda a diferença sem afetar na legibilidade do texto.
Para download da fonte clique aqui
Dica 2: Papel semente
Depois de usado como informativo, envelope, cartão de visitas ou folder por exemplo, o papel semente pode ser germinado, basta apenas que seja rasgado, jogado em terra fértil e regado. Excelente opção para surpreender os clientes dos seus clientes!
Dica 3: Reaproveitar a embalagem
As vezes o diferencial de algum produto, está na grande sacada da própria embalagem. E com certeza mais sucesso terá o projeto, se ele for sustentável. Uma dica é se espelhar em projetos que reaproveitaram a própria embalagem e deram a ela um fim muito melhor do que apenas proteger e enfeitar o produto na compra e na entrega.
Alguns projetos desenvolvidos como o das camisetas em exemplo, a própria embalagem feita de papelão serve como cabide, evitando o consumo e produção dos famosos cabides plásticos. Outro exemplo no ramo de alimentos, é o da embalagem de pizza que a própria caixa é “destacada” e se transforma em pratos, evitando também os procurados pratinhos plásticos descartáveis. Claro que cada produto possui uma necessidade diferente, mas com certeza pensar na embalagem além do enfeite, trás uma grande novidade e curiosidade do consumidor.
Dica 4: Abrir a cabeça para as mídias naturais
Existem maneiras de divulgar produtos ou serviços que vão muito além do que estamos acostumados. As mídias naturais servem para a promoção e divulgação de serviços ou produtos usando elementos naturais como grama, pedras, areia, neve e o que mais podemos imaginar que exista de natural e que possa servir de plataforma de trabalho.
O quão surpreendente seria caminhar pela praia e descobrir um novo produto em um anúncio feito com uma escultura em areia em vez de uma gigante placa de outdoor que tamparia toda sua vista. Mídias naturais é o “pensar fora da caixa”, é a grande inovação em mídia.
Dica 5: Colaboração
Nós da Olho Digital acreditamos que a troca de idéias e disseminação de informação é um grande aliado na mudança de pensamento e conceitos já ultrapassados que ainda fazem parte do nosso dia a dia. Estamos sempre de olho nas novidades que surgem para ampliar o leque de soluções ambientais, tanto em produtos quanto em práticas e serviços, e reproduzimos aqui em nosso blog matérias de revistas e blogs como o Coletivo Verde que consideramos muito interessantes e úteis para que a mudança comportamental possa realmente, aos poucos, acontecer.
Se você tiver novidades ligadas a sustentabilidade, compartilhe com outras pessoas para aumentar essa lista.
Fonte: Blog Coletivo Verde
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