quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto analisa relatórios sustentáveis de empresas


O projeto “Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil” tem por objetivo analisar a qualidade dos relatórios publicados, encorajar as empresas brasileiras a aprimorarem suas práticas de reportar resultados e expor o que empresas globais podem aprender por meio desta prática. A pesquisa foi feita pela SustainAbility em parceria com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Confira as empresas TOP 10 da pesquisa Rumo à credibilidade 2010:
1. Natura
2. Sabesp
3. Celulose Irani
4. EDP
5. Vale
6. Coelce
7. Itaú
8. Ampla
9. Even
9. Light
(empatadas)


Qual a importância deste tipo de pesquisa?
Um dos méritos da pesquisa é a avaliação das qualidades adotadas nos relatórios, de acordo com os padrões globais. Também é de grande importância o monitoramento da evolução do comportamento de reporte das empresas brasileiras ao longo dos anos. Mas talvez o grande mérito seja o de trazer uma serie de recomendações para que as empresas brasileiras possam se aprimorar e mostrar seus resultados e realizações também no cenário internacional. A pesquisa serve como parâmetro para que as empresas melhorem suas práticas de reporte.

Comparativamente com os resultados da pesquisa de 2008, o que se pode esperar em termos de avanços?
Nesta segunda pesquisa, observamos que um número significativo de empresas usa o modelo GRI como referencial e parâmetro para construir o relatório de sustentabilidade. Sobre os resultados das análises, alguns setores estão muito bem representados por suas empresas, como é o caso do setor de energia, assim como em 2008. Uma das novidades, em termos de mercado nesta pesquisa de 2010 é a representatividade do setor de mineração.

Como consultora para a área da sustentabilidade corporativa, qual seria sua orientação para que as empresas avancem?
É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor.

Você pode baixar o PDF aqui com mais detalhes da pesquisa

Fonte: Blog Meu Mundo Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário