sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Bolsas feitas com anéis metálicos de latinhas



Um acessório eco-chique virou objeto de desejo entre as norte-americanas: uma bolsa confeccionada com anéis de alumínio (aqueles que abrem latinhas de bebida). As peças são produzidas pela Escama Studio, uma empresa que comercializa os produtos feitos por duas cooperativas de artesãs, localizadas em cidades satélites de Brasília, capital federal.

Apesar de haver inúmeros itens ao redor do mundo sendo projetados com anéis de alumínio, os produtos da Escama têm se diferenciado pelo design mais sofisticado. Os anéis são unidos por pontos de crochê e cada peça recebe como assinatura o nome da pessoa que a confeccionou. Os preços das bolsas variam de 40 a mais de 200 dólares.

As cooperativas que formam a Escama oferecem às mulheres um meio de ganhar dinheiro por meio do artesanato e do treinamento em negócios. Com o sucesso das bolsas, vendidas principalmente nos Estados Unidos, a estrutura da empresa cresceu bastante nos últimos anos. Em 2004, eram apenas 12 artesãs. Agora, são mais de 100, que ganham inclusive uma porcentagem a mais pelas vendas.


Além do apelo fashion, as peças são comercializadas pelos princípios do fair trade (comércio justo), que tem como objetivo dar acesso ao mercado a produtores de menor porte e para promover o processo de desenvolvimento sustentável.

Fonte: Planeta Bicho

Nenhum comentário:

Postar um comentário