terça-feira, 21 de setembro de 2010

Idéia genial para purificar água em países pobres


Indignados com a existência de várias comunidades famintas e sem acesso a água tratada em diversos países pobres do mundo, três designers industriais coreanos – Jung Uk Park, Myeong Hoon Lee e Dae Youl Lee – criaram um saco especial que, inicialmente, é capaz de transportar a comida enviada pela ONU e por ONGs internacionais a essas pessoas. A ideia é que os órgãos de ajuda humanitária substituam os sacos convencionais pelo  Life Sack para enviar grãos e demais alimentos a esses povos. Depois que a comida fosse armazenada, o saco funcionaria como um purificador de água.

O recipiente usa o Processo de Desinfecção Solar de Água para matar os organismos do líquido contaminado, a partir da radiação UV-A, que penetra com facilidade o PVC de que o saco é feito. Um filtro interno é capaz de remover todos os microorganismos que tenham, pelo menos, 5 nanômetros (um nanômetro é igual a um milímetro dividido por um milhão). Para se ter uma ideia da eficiência do filtro, a bactéria causadora da tuberculose tem um tamanho de 200 nanômetros.

Pensando nas pessoas que caminham quilômetros para conseguir encontrar água, o Life Sack tem alças e pode ser levado mais confortavelmente nas costas. Em seguida, é só pendurá-lo exposto ao sol.

Bem que a ideia poderia ser aproveitada não apenas no sertão nordestino brasileiro, mas também em tantas de nossas cidades que não contam com saneamento básico.

Fonte: Thays Prado - Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário