sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Mais sobre a sustentabilidade no mundo da moda


Doze entre dez mulheres amam perambular pelo shopping center. Melhor quando voltam com pelo menos algumas pecinhas novas para casa, certo? Muito bem, se você ama de paixão as tendências, aqui vai uma que está sacudindo o mundo fashion - moda que respeita o planeta.

Dá para desfilar linda e ainda fazer a linha ecoantenada. A cantora Beyoncé já aderiu. Quer entrar para a turma?

Panos quentes, sustentáveis e confortáveis
Você já deve ter ouvido falar que o consumo desenfreado - com a constante troca de coleções da moda incluída - é um dos grandes vilões da destruição do meio ambiente. Pois pode começar a conjugar o verbo no passado se a conversa for sobre o seu, o nosso guarda-roupa.

Não são duas nem três grifes que estão adotando processos e matérias-primas sustentáveis. A nova vedete entre os estilistas ecofriendly (parceiros da ecologia) é o algodão orgânico, cultivado sem agrotóxicos ou fertilizantes artificiais.

O que você ganha com isso? Como a produção mundial do tecido ainda é pequena, as peças são exclusivas e assinadas por marcas descoladas, entre elas Zara, Stella McCartney, Nike, Cantão e Levi’s.

Essa última fez bastante sucesso com o jeans orgânico Revolution. “No futuro, vamos ampliar o alcance para toda a linha”, aposta Maurício Busin, gerente de marketing da empresa. Outro figurão engajado é o italiano Giorgio Armani. “As camisetas Emporio Armani Red usam algodão plantado em áreas do Peru e da Bolívia que foram palco do tráfico de drogas”, conta Patricia Gáia, diretora executiva do grupo Armani no Brasil.

Sem falar das roupas da marca feitas de cânhamo, erva que não necessita de pesticida para se desenvolver e produz um fio muito resistente. “O resultado é um tecido fresco para o verão e confortável para o inverno”, fala Patricia.

Erva, milho e peixe para a manga
É isso mesmo. Camisetas de viscose e elastano logo, logo serão coisas do passado. A natureza está pronta para virar roupa! As etiquetas com o selo e-fabrics (preservam o meio ambiente e estimulam o desenvolvimento das comunidades) ganham versões cada vez mais criativas.

Em Nova York, por exemplo, existem lojas que só vendem peças feitas com fibra de milho, soja, bambu e, pasme, até maconha. Tem também bolsas e sapatos de couro de tilápia, um peixe de água doce. Quem diria...


Yes, nós temos sapatos de pneus
É claro que nosso povo, mundialmente conhecido pela criatividade, não poderia ficar para trás nessa onda esverdeada. Até porque, segundo o Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica (Idhea), somos o país mais rico do mundo em matérias-primas naturais renováveis.

Ponto! Os calçados feitos de lona e pneus reciclados da marca nacional Goóc já são sensação nas exclusivas Galeries Lafayette, em Paris. Ulalá. Além de beneficiar o meio ambiente, a empresa contribui para o desenvolvimento de Feira de Santana, cidade baiana onde fica a fábrica.

As brazucas Osklen e Track & Field usam malha pet, produzida com fibra de garrafas plásticas. Resistente e de toque macio, o tecido representa um incentivo aos catadores de lixo e à reciclagem. Esse foi um dos motivos que estimularam a estilista recém-formada Ana Paula Mendes Oliveira, de 22 anos, a usá-lo em sua coleção. “Quis passar uma mensagem positiva, mostrando que a moda não é fútil e pode salvar o meio ambiente”, conta a finalista do concurso Novíssima Geração, realizado pela Feira Internacional de Indústria Têxtil. Falta só você nessa passarela.

Fonte: Revista Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário