quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Projeto analisa relatórios sustentáveis de empresas


O projeto “Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil” tem por objetivo analisar a qualidade dos relatórios publicados, encorajar as empresas brasileiras a aprimorarem suas práticas de reportar resultados e expor o que empresas globais podem aprender por meio desta prática. A pesquisa foi feita pela SustainAbility em parceria com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Confira as empresas TOP 10 da pesquisa Rumo à credibilidade 2010:
1. Natura
2. Sabesp
3. Celulose Irani
4. EDP
5. Vale
6. Coelce
7. Itaú
8. Ampla
9. Even
9. Light
(empatadas)


Qual a importância deste tipo de pesquisa?
Um dos méritos da pesquisa é a avaliação das qualidades adotadas nos relatórios, de acordo com os padrões globais. Também é de grande importância o monitoramento da evolução do comportamento de reporte das empresas brasileiras ao longo dos anos. Mas talvez o grande mérito seja o de trazer uma serie de recomendações para que as empresas brasileiras possam se aprimorar e mostrar seus resultados e realizações também no cenário internacional. A pesquisa serve como parâmetro para que as empresas melhorem suas práticas de reporte.

Comparativamente com os resultados da pesquisa de 2008, o que se pode esperar em termos de avanços?
Nesta segunda pesquisa, observamos que um número significativo de empresas usa o modelo GRI como referencial e parâmetro para construir o relatório de sustentabilidade. Sobre os resultados das análises, alguns setores estão muito bem representados por suas empresas, como é o caso do setor de energia, assim como em 2008. Uma das novidades, em termos de mercado nesta pesquisa de 2010 é a representatividade do setor de mineração.

Como consultora para a área da sustentabilidade corporativa, qual seria sua orientação para que as empresas avancem?
É preciso que as empresas integrem, de forma imediata e definitiva, a agenda da sustentabilidade à agenda de negócios. Os dirigentes precisam fazer com que o tema saia do departamento de marketing e seja percebido como um valor.

Você pode baixar o PDF aqui com mais detalhes da pesquisa

Fonte: Blog Meu Mundo Sustentável

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Máquina que transforma plástico em combustível


O plástico é  um dos grandes vilões do meio ambiente e não é por menos, sua matéria-prima é o petróleo um recurso natural limitado e os produtos feitos com o material demoram milhares de anos para se biodegradar.
7% do petróleo mundial é utilizado para produção de plástico. Para se ter uma idéia este número é maior do que todo o consumo de petróleo do continente Africano.

Agora me diga, para aonde vão todos estes produtos feitos de plásticos? São três destinos certos: ou eles vão parar em lixões criando montanhas de lixo, são incenerados liberando perigosos tóxicos ou no pior caso vão parar nos oceanos criando lixões flutuantes gigantescos como o Lixão do Oceano Pacífico.

Um outro ponto crítico é que a maioria dos produtos feitos de plástico só são utilizados uma única vez. Em nosso dia a dia estamos acustumados a usar embalagens descartáveis, garrafinhas de plástico, sacolinhas e copos sem necessidade, é possível utilizar outros produtos mais eficientes ou criar estes mesmos produtos com matérias-primas mais sustentáveis.


Para um planeta mais limpo é preciso reduzir o consumo de produtos feitos de plástico e reciclar os já existentes! Apesar dos avanços na conscientização hoje nós produzimos 20 vezes mais plástico doque a 50 anos atrás.

Pensando no problema do descarte a empresa japonesa Blest criou uma máquina que consegue transformar diversos tipos de plástico em um óleo refinado pode se transformado em óleo diesel, querosone e gasolina. A máquina é pequena, simples e segura. Veja o video no começo do post e entenda a proposta.

Hoje elas só estão disponíveis para empresas mas o idelizador das máquina o professor Akinori Ito luta para que elas fiquem mais baratas e acessíveis para que todos possam ter uma em casa.

 Fonte: Blog Coletivo Verde

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Ambientalistas e Eletrolux criam aspiradores sustentáveis

Cinco aspiradores de pó foram revestidos com plástico coletado nos oceanos da Terra para nos lembrar de um dado importante: a maioria dos resíduos plásticos descartados no mundo vai parar no mar, onde ele é difícil de ser recolhido e reciclado.

Com este problema em mente, várias organizações ambientais que têm sua atenção voltada à vida marinha se uniram à Eletrolux para coletar os diferentes materiais encontrados nas praias e em alto-mar, em diferentes pontos do planeta e criaram o projeto Vac From the Sea (“Aspirador Que Veio Dos Oceanos”, em tradução livre).

O resultado foram 5 aspiradores de pó, cada um revestido com os resíduos plástico de uma região do globo: Mar do Norte, Oceano Índico, Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Mar Báltico.

Notem que o revestimento de cada um é bem diferente, pois o tipo de plástico encontrado também varia muito. No Oceano Pacífico, por exemplo, os detritos plásticos foram recolhidos nas praias do Havaí. Por lá, o plástico desbotou e “esfarelou” devido à ação do sol e do sal marinho. Os detritos encontrados eram, principalmente, brancos e azuis porque as cores mais brilhantes geralmente atraem os animais, que os confundem com comida.
Já no do Oceano Índico, o plástico veio principalmente de redes que ficaram presas em corais em alto-mar. O material encontrado foi prensado, cortado em tiras finas brancas e coloridas e fixado na carapaça do aspirador de pó.

Os Vac From The Sea foram feitos com um modelo de aspirador de pó que é produzido com 70% de plástico reciclado. Ele não é 100% feito com material reaproveitado porque a Eletrolux alega que falta plástico em terra para tal operação. A empresa irá leiloar um dos aspiradores sustentáveis e investir o dinheiro em pesquisas para diminuir a quantidade de plástico nos oceanos – e aumentar a quantidade de material disponível para reciclagem.

Fonte: Planeta Sustentável por Livia Aguiar